01/11/2011

Colares – Faça você mesma



Parece que quando a gente é novinha, qualquer barbante com um penduricalho assume ares de grande graça. Quando se é mais madura, precisa-se de uma joia mais elaborada, bem acabada e de boa qualidade, mas nem sempre o orçamento permite.

Sempre adorei joias e o fato de ser filha de joalheiro me permitia andar parecendo uma árvore de Natal decorada com ouro 18 quilates. Hoje, nem que eu quisesse, e a moda assim o pedisse, eu poderia sair de casa – e voltar sã e salva – com tantas joias de ouro. Moro no Rio de Janeiro... não preciso explicar mais nada, né?

Os amantes de joias acabaram substituindo o ouro pela prata que, apesar de custar caro nas vitrines, não tem o mesmo valor de troca do ouro, que é o que mais interessa aos pivetes (pequenos e grandes) que assolam minha cidade. Isso acabou valorizando mais ainda a prata e hoje as joias de prata 925 (apenas 7,5% de cobre na liga com prata pura) estão com preços meio proibitivos. Até as boas bijuterias, que antes eram tão baratinhas, estão custando quase tanto quanto joias verdadeiras e quem é que pode investir tanto num acessório?

Solução: fazer as próprias joias usando pedras boas e metais menos nobres. São as chamadas semi-joias. Além do custo bem mais baixo, funciona como uma terapia e se enjoar da peça é só desmanchar e fazer outra!

A seguir dois passo-a-passo de como fazer lindos colares. Há muito mais (brincos, pulseiras, etc) no site http://www.pedramistica.com.br/ e quem quiser se aventurar e fazer um colar mais elaborado, é só acompanhar o vídeo abaixo. A loja Pedra Mística vende todos os tipos de pedra e também os fechos, entremeios, etc. Há um tempo atrás, quando eles vendiam também peças de ouro e prata, eu costumava comprar coisas para a nossa loja e sempre me atenderam com muita gentileza, então, estou retribuindo e fazendo a divulgação deles :-))



Colar de Lápis lazuli com fecho em Prata 950 - Nível de dificuldade: Muito Fácil



Material: 1 fecho redutor em prata 950 FC11 e 2 fios de cascalhos miúdos de Lápis lazuli.


Passo 1: Verifique se os fios de Lápis lazuli estão fechados formando um cordão. Segure os dois juntos e passe uma das extremidades por dentro do fecho FC11.


Passo 2: Passe a outra extremidade dos fios também por dentro do fecho.


Passo 3: Feche a peça como na foto.


Técnica concluída! Outras sugestões: Você pode substituir os fios de Lápis lazuli por outros fios de cascalhos miúdos, inclusive misturando pedras de diferentes cores que combinem entre si. 




Colar folheado Prata e Cascalhos de Cianita - Nível de dificuldade: Fácil



Material: 1 Fio de Cascalhos de Cianita 40cm; 12 Contas folheadas em prata 925 PF-CT14; 2 Tips (terminal) folheados em prata 925 PF-TE07; 3 Argolas folheadas em prata 925 PF-AR02; 1 Fecho trava de segurança folheado em prata 925 PF-FE15; 1 Base pingente folheada em prata 925 PF-BPG05; 1 Pingente porta-retrato folheado em prata 925 PF-PIN21; 60cm Fio de nylon 0.45mm; 1 Alicate de bico reto; 1 Alicate de bico redondo e um esmalte incolor.


Passo 1: Corte aproximadamente 60cm de fio de nylon 0.45mm, dê 2 nós bem apertados em uma das pontas e pingue 1 gota de esmalte incolor sobre os nós para que não se desfaçam.


Passo 2: Passe a outra ponta do nylon pelo tip TE07 fechando-o para esconder o nó dentro da conchinha do tip.


Passo 3: Una o tip ao fecho FE13 usando uma argola AR02.


Passo 4: Inicie uma seqüência de 1 conta CT14 e aproximadamente 7 cascalhos de Cianita e repita por mais 6 vezes seguida nesta mesma ordem.


Passo 5: Prenda a base pingente no pingente porta-retrato e passe-o pelo nylon até encostar no cascalho.


Passo 6: Repita o passo 4 para fazer a outra seqüência do colar terminando com uma conta TE07. Passe um tip pelo nylon, dê 2 nós selando-o com o esmalte e feche o tip. Prenda a outra parte do fecho com outra argola AR02.


Colar pronto! Caso precise aumentar o tamanho do colar, aumente uma ou duas carreiras na seqüência do passo 4.


Sugestões: Você pode variar os cascalhos e folheados para esta mesma dica de montagem. Neste modelo, foi usado um fio de cascalhos de turmalina multicolor e acessórios folheados em ouro 18k.


Colar de Kynite



0 comentários:

Postar um comentário


Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
"Sou apenas uma caminhante que perdeu o medo de se perder. Que eu saiba perder meus caminhos, mas saiba recuperar o meu destino. Com dignidade."
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes