03/11/2011

Limpeza de pele: quem precisa?



Eu nunca fiz limpeza de pele. Hoje fui à minha dermatologista para extrair alguns mulins em torno dos olhos – aquelas bolinhas claras que, aparentemente, ninguém vê, mas me incomodavam muito – e comentei com a médica que nunca havia feito uma limpeza de pele ou qualquer procedimento estético nesses meus 54 anos de vida. A resposta dela foi que eu não preciso. Não tive espinhas na minha adolescência e cravos, se os tenho não os vejo. Fiquei me perguntando se as pessoas não acabam fazendo limpeza de pele desnecessariamente e fui pesquisar. Parece que, ao menos os médicos e esteticistas na Internet, é recomendado fazer limpeza de pele regularmente a partir do início da adolescência e sem data para parar.



Tenho dois filhos e um deles apresentou problemas de acne por volta dos 13 ou 14 anos. Levei-o a um dermatologista que indicou medicamentos de uso interno e externo, além de um sabonete especial com uma rotina de limpeza três vezes ao dia. Meu filho foi bastante disciplinado e seguiu tudo que o médico mandou durante meses a fio e depois que as espinhas desapareceram (sem deixar uma só marca), ainda passou alguns anos fazendo algum tipo de manutenção e foi tudo. Hoje ele tem a pele linda e também jamais fez uma limpeza de pele.



Juntando o meu caso, e a opinião da minha médica que acha que eu “não preciso” fazer limpeza de pele, com a adolescência do meu filho quando o médico, apesar de todos os problemas dele com acne, não indicou limpeza de pele e o resultado foi perfeito, volto a perguntar: afinal, quem precisa de limpeza de pele?



Na minha pesquisa, encontrei o seguinte depoimento:



“A limpeza de pele só deve ser feita em peles com comedões, ou seja, cravos”, explica a dermatologista Denise Barcelos, da clínica Paula Bellotti. Não há restrição ao tipo de pele, nem se estiver bronzeada; se tiver acne, porém, cuidado: “pessoas com acne devem fazer, mas as lesões inflamatórias não podem ser mexidas, só os cravos”.





Periodicidade



A limpeza pode ser feita de tempos em tempos, dependendo da avaliação das lesões da pele por um especialista. “Quando o paciente inicia quadro de acne com indicação de limpeza”, a médica exemplifica. A média, segundo ela, é de uma vez por mês para quem tem muitos cravos”.



Acho que a Dra. Denise Barcelos respondeu minha pergunta, ou seja, se não tem cravos não faça limpeza de pele!  A pele precisa ser limpa, mas esse é um cuidado que se tem diariamente como tomar banho e escovar os dentes. Uso maquiagem todos os dias, desde que me entendo por gente e tenho pele mista, como a maioria dos brasileiros, ou seja, maquiagem não dá cravos nem em pontos com maior oleosidade, desde que seja removida completamente à noite.



Minha religiosa rotina é a seguinte:

- Começo com um demaquilante especial para os olhos. Faço isso porque costumo usar um rímel à prova d’água que não sai nem com reza forte. Uso lentes de contato para corrigir a presbiopia e, durante o dia, preciso hidratar as lentes com colírio, daí tanto o rímel quanto o lápis têm que ser à prova d’água e ambos só saem com demaquilante. Removo o demaquilante com algodão ou lenço de papel macio. A região dos olhos é delicada e é preciso ter cuidado.



- Passo demaquilante facial em todo o rosto e pescoço.  Sou muito clara e costumo usar a base dois tons acima da cor da minha pele e daí, claro, costumo maquiar também o pescoço e não posso esquecer dele na hora da limpeza. Removo o demaquilante facial esfregando o rosto com uma toalha de cozinha. É isso, mesmo: toalha de papel para cozinha, daquelas que se usa para limpar a pia ou para absorver óleo de batata frita. Essa toalhinha é áspera na medida certa e já faz um tipo de esfoliação diária. Atenção, porque eu faço isso com a cara cheia de demaquilante, não fico friccionando a pele seca!



- Lavo o rosto com a boa e velha dupla água + sabão. Não uso sabão em barra no rosto há muitos anos, mas um bom sabonete líquido, específico para a pele do rosto é indispensável. Sempre compro esses sabonetes em dupla, um para a pia e outro para o box já que na hora do banho também lavo o rosto com ele.



- Pele lavada e enxugada, hora do algodãozinho com tônico facial, para dar uma refrescada, finalizar a limpeza e fechar os poros.



- Feita a limpeza, creme emoliente em volta dos olhos e hidratante no resto do rosto, pescoço e colo. Agora vou substituir esse hidratante por uma fórmula feita na farmácia de manipulação – indicação da dermatologista – mas é para rugas, não tem nada a ver com limpeza.



- Para complementar meus cuidados com a pele, uma vez por semana faço uma esfoliação com creme, mas é coisa de cinco minutinhos, e uma vez na vida e outra na morte, uso alguma máscara, principalmente no verão, quando tomo muito sol.




Lamento, mas nessa altura do campeonato não vou mexer em time que está dando certo e as esteticistas continuarão a não me conhecer. Se quiser pesquisar o assunto por sua conta, verifique se aqueles que indicam a limpeza de pele indiscriminadamente não estão também oferecendo seus serviços de... limpeza de pele! Eu, enquanto não tiver cravos, não vou fazer limpeza de pele :-))



0 comentários:

Postar um comentário


Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
"Sou apenas uma caminhante que perdeu o medo de se perder. Que eu saiba perder meus caminhos, mas saiba recuperar o meu destino. Com dignidade."
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes