07/11/2011

Cuidado com o salto alto




Marco da elegância e charme feminino, o salto alto também pode ser um vilão para a saúde da mulher. O uso contínuo desse tipo de sapato acarreta inúmeros problemas na coluna, joelhos, e pés. Veja por quê:

    Com saltos altos, os músculos e tendões da parte traseira da perna ficam mais curtos e, com o tempo, podem perder sua flexibilidade normal, tornando-se mais suscetíveis a lesões e dores. Esse encurtamento pode gerar outro problema: aumento da lordose lombar. Portanto, quem já tem uma curvatura mais acentuada deve redobrar os cuidados.
    Usando saltos altos, a tendência é projetar os joelhos para trás, provocando frouxidão dos ligamentos. Se perderem a flexibilidade, não se recuperam mais e deixam os joelhos sujeitos a lesões. Essa alteração da postura dos joelhos aumenta a curvatura lombar e faz com que a cabeça se projete para a frente, gerando uma curvatura anormal na coluna, chamada de cifose.

Segundo o Dr. Rene Abdalla, ortopedista do HCor - Hospital do Coração, o número de mulheres com lesões de joelho cresceu nos últimos anos. "O uso de sapato inadequado, especialmente o de salto alto e bico fino, pode desencadear uma série de danos de ordem funcional e estrutural em curto e médio prazo", explica.

O ortopedista ainda faz um alerta. "A tendinite de aquiles ou de calcâneo intensifica a presença de dor na parte de trás da perna, praticamente imobilizando a paciente por um período que pode levar de alguns minutos até dias. A dor indica inflamação desse que é o tendão mais potente do corpo humano", acrescenta.

O pé funciona como uma alavanca impulsionada pelos dedos, que precisam de espaço para se movimentar e garantir a troca de passos. Mas, quando estão apertados dentro dos sapatos, perdem a força de arranque e favorecem a pressão inadequada e a formação de calosidades.


Dicas que ajudam

Mas apesar de todas as críticas aos sapatos de salto alto, é impossível deixar de usá-los. Sem contar que, em alguns casos, eles são exigência do trabalho. Entretanto, para que o uso não seja totalmente proibido, tem de haver alguma coerência. Dr. Abdalla, que realiza mais de 600 cirurgias de joelho por ano, recomenda algumas modificações, a fim dos problemas diminuírem e não contraindicar seu uso:

    Alterne a altura do salto;
    Prefira os saltos plataformas;
    Após o uso do salto, massageie os pés e alongue a panturrilha;
    Para longas distâncias prefira os saltos baixos ou tênis.

Não marque bobeira: procure o ortopedista caso sinta mais dores sem o salto que com ele ou notar qualquer alteração ou dores nos joelhos e coluna.


0 comentários:

Postar um comentário


Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
"Sou apenas uma caminhante que perdeu o medo de se perder. Que eu saiba perder meus caminhos, mas saiba recuperar o meu destino. Com dignidade."
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes