13/10/2011

Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada!





Na escola, tenho que usar um crachá com foto (como se depois de 12 anos não soubessem quem eu sou...), mas tudo bem, não estou questionando isso. O tal crachá tem foto e a minha é BEM antiga, onde apareço mais jovem, mais magra e com cabelos longos. Muitos alunos olham pra foto e perguntam o porquê de eu não usar mais aquele cabelão e minha resposta é sempre a mesma, “Não tenho mais idade pra isso!”. Essa semana, um garoto fez a pergunta de sempre e, antes que eu respondesse, outra aluna, que ouvira a pergunta, disse, “Você não sabe que mulher mais velha não pode usar cabelão?”. Achei engraçado e perguntei se ela sabia o porquê. A resposta veio “na lata”: “Ah, Fessora, se a mulher está de costas com cabelo comprido, a gente pensa que é uma garota e daí, quando olha pra cara, leva um susto.”. Simples, rápida e rasteira ou, se preferirem, curta e grossa!

Por menos que gostemos de admitir, o cabelo aos 50 não é mais o mesmo dos 30. É cabelo novo, mas nasce diferente. Se perde a melanina (coloração), também perde outros elementos, é claro. Além do mais, o rosto perde gordura e é por isso que a fisionomia da gente “cai”. Se o cabelo também “cai” em longas mechas, leva a um aspecto mais envelhecido e não adianta tentar negar a verdade.

Há quem diga que as mulheres hoje em dia não envelhecem, ficam louras. No meu caso, que fiquei grisalha muito cedo, comecei a fazer mechas (ou luzes) mais claras para disfarçar os fios brancos – acho que é o que a maioria faz – e dai, faz uma, faz duas, faz três... pronto! Mais uma loura no pedaço. Já deixei os cabelos brancos, já escureci bastante deixando naquele castanho avermelhado que também é comum às mais maduras. Sem dúvida alguma, para a minha cor de pele e para a quantidade de fios brancos que tenho, o louro claro acinzentado é o mais fácil de manter e o que fica melhor e mais jovial (se é que alguma coisa fica jovial em mim – rss). Isso, cada uma vai descobrindo à medida que vai experimentando, mas tem que experimentar. Tem que ousar!

A seguir, alguns exemplos de “beldades” acima de 50 para quem quiser tirar ideias :-))























0 comentários:

Postar um comentário


Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
"Sou apenas uma caminhante que perdeu o medo de se perder. Que eu saiba perder meus caminhos, mas saiba recuperar o meu destino. Com dignidade."
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes