A pergunta que não quer calar: cremes rejuvenescedores funcionam de verdade? A dermatologista, Ana Lucia Recio, garante que sim. Mas não esses cosméticos que encontramos por aí a preços exorbitantes, que prometem verdadeiros milagres. Os que funcionam, segundo a doutora, são os chamados produtos cosmiátricos.
Os cosmiátricos são vendidos ou manipulados em farmácia. Estes possuem ação farmacológica aliada ao cosmético e, por isso, devem ser usados mediante orientação médica.
— A orientação dermatológica permite que o usuário use produtos que atendem suas necessidades específicas e, portanto, os objetivos do tratamento serão mais facilmente encontrados.
O dermatologista vai prescrever um produto adequado ao seu tipo de pele (oleosa, mista ou seca), ao seu fototipo (clara, muito clara, morena, asiática etc.) e estilo de vida (se a pessoa se expõe ao sol todo final de semana, se pratica algum esporte ao ar livre etc.).
Os cosmiátricos, segundo a doutora, são os únicos capazes de alterar a fisiologia da pele, já que atuam estimulando a formação de novas células e renovando o tecido. Os cosméticos só têm a função de limpar, hidratar e embelezar.
Para retardar o processo de envelhecimento é importante também limpar a pele, hidratar e usar filtro solar FPS 30. O filtro solar, inclusive, é aconselhado desde sempre, para todos, em qualquer idade. O uso constante dele ajuda - e muito - a evitar problemas de pele.
Já em relação às rugas, a médica recomenda que se comecem os cuidados a partir dos 20 anos, com o uso de algum hidratante com vitamina C ou E que tenha ação antioxidante. Os homens, geralmente mais práticos, podem usar um único produto que tenha o filtro e o rejuvenescedor ao mesmo.
Outra atitude que ajuda na qualidade da pele, segundo a médica, é ter um estilo de vida saudável: dormir boas horas de sono durante a semana, ter uma alimentação saudável – que inclua frutas, verduras e legumes – não fumar e sempre usar proteção contra o sol, como filtro, chapéu ou boné.


07:24
Fessora

0 comentários:
Postar um comentário