Quando o sol está forte, todo cuidado é pouco na hora de proteger o rosto do câncer de pele. Os avanços na área dos cosméticos têm criado maquiagens com filtro solar cada vez mais eficazes, mas é preciso ter cuidado para acertar na escolha. A dermatologista Daniela Nunes, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, aposta na praticidade das bases com fator de proteção solar (FPS) no mínimo 15 e lembra que, para se ter os benefícios do produto, é preciso seguir algumas regras.
- A base com filtro* é uma boa alternativa, já que ela é aplicada de maneira uniforme no rosto. No dia a dia, a base pode substituir o filtro se for aplicada de maneira uniforme e reaplicada durante o dia. Só que ela não substitui o protetor na praia ou na piscina - ensina a dermatologista.
Alguns produtos, mesmo com FPS, não garantem muita proteção. É o caso do pó facial, que dá o toque final na maquiagem, mas não oferece a cobertura ideal para proteger a pele do sol. Quem não usa base deve aplicar um hidratante com filtro solar antes de aplicar o make-up e apenas finalizar com o pó com filtro.
Cuidado redobrado
Por causa da pele muito fina, os lábios merecem atenção especial. No cotidiano, vale apostar nos batons com FPS 15 ou mais para proteger a boca da ceratose actínica, uma lesão pré-cancerígena bastante comum, e o carcinoma espinocelular, um tumor maligno que representa até 25% dos casos de câncer de pele no Brasil. Na praia e na piscina, o ideal é proteger os lábios com hidratante labial com FPS 30, no mínimo, e reaplicar o produto sempre que necessário.
Mulheres com histórico de câncer na família, que já tiveram lesões pré-cancerosas ou que estão fazendo tratamentos estéticos como os peelings não devem substituir o filtro solar tradicional pela maquiagem com proteção. Nestes casos, vale até usar os dois juntos para ampliar o efeito protetor.
- Para elas, o melhor é aplicar um filtro solar com FPS mais alto como hidratante ou base e depois, por cima da pele protegida, aplicar a maquiagem com proteção solar.
Na hora de escolher a maquiagem, a dermatologista indica marcas reconhecidas e com padrões rígidos de controle de qualidade. Entre as marcas de filtro solar com cor de base ela recomenda produtos das linhas Anthelios, Avène, Sun Max, Photoderm Max, Isdin e Dermatus. Os pós faciais com filtros das marcas Shiseido, Dior, Heliocare, Adcos e Dermage costumam oferecer a melhor proteção.
Fonte: http://oglobo.globo.com/
* Atenção com protetores solares com cor, que servem ao mesmo tempo como protetor e base, pois há relatos de pessoas com pele oleosa que intensificaram problemas como excesso de oleosidade e acne após algum tempo de uso contínuo.


11:39
Fessora

Posted in:
0 comentários:
Postar um comentário