22/10/2011

Maquiagem remoça?




De um modo geral, as pessoas associam o jovem ao belo e o velho ao feio. Exceções para monumentos arquitetônicos e obras de arte, claro. Quando se trata de gente, outras gentes admiram o novo em detrimento do antigo. Toda a gente, como se diz em Português de Portugal. Sempre ouvi dizer que os orientais respeitam os velhos de uma forma muito especial e que nós, ocidentais, relegamos os velhos a uma posição inferior sem valorizar sua experiência. Balela! Não só vivi na Ásia por dois anos, como morei, nos Estados Unidos, numa comunidade chinesa e não vi diferença na forma como se tratam os velhos do oriente para o ocidente. Vi velhinhas na Tailândia carregando cestos gigantescos de frutas nas costas sem que um jovem se oferecesse para ajudar. Minha roommate chinesa na Filadélfia, de 27 anos, reclamava de um professor se referindo a ele como “aquele velho” e descobri, mais tarde, que o homem era um “velho” de 46 anos. Em países como Laos, Timor-Leste e Cambodia, onde a expectativa de vida não ultrapassa 60 anos, alguém de 40 é velho e de 50 é quase senil. Nesses países as pessoas ficavam extremamente surpresas quando sabiam que eu tinha 53 anos, e mais de uma vez ouvi dizer que era muito diferente uma “velha” ser tão bonita. Assim, na minha cara! (rss)

Entre adolescentes a coisa chega a ser engraçada. Eles parecem dividir o mundo em mais de25 e menos de 25. Passando de 30, para eles, torna-se tudo uma massa de gente mais velha e eles não sabem diferenciar alguém de 35 de outro de 50. É tudo “velho”, principalmente se for professor. Se for feio, então, eles acham que já está perto de se aposentar pela compulsória.

Na minha modesta e leiga opinião, a maquiagem não remoça ninguém, apenas embeleza e, consequentemente, nos torna mais facilmente aceitos como seres relevantes nas sociedades. Há um tipo de símio na África cuja espécie está em vias de extinção. Sabem por quê? Porque o pobre do bichinho é tão feio que as tribos os caçam por acreditar que sejam algum tipo de demônio e que o aparecimento de um deles na aldeia é sinal de infortúnio. Por outro lado, animais bonitos como o gato, usam a graça e a beleza para levar vantagem e sobreviver com mais facilidade. Tenho um casal de siameses (lindíssimos) e o macho costuma ir para o corredor quando saio de casa e ficar fazendo gracinhas, dando cambalhotas, como quem diz, “Sou tão lindo e você vai sair e me deixar sozinho?”. A fêmea parece uma esfinge. Às vezes a surpreendo no alto das prateleiras de livros fazendo pose e esperando que alguém a olhe para então descer e vir se esfregar nas nossas pernas. A beleza ajuda a sobrevivência. Se as semiparasitas orquídeas não fossem tão belas, seriam arrancadas como ervas daninhas, mas... são tão lindas!

Ninguém se iluda achando que com maquiagem vai apagar rugas e tirar alguns anos da aparência. O que se consegue, no máximo, é disfarçar levemente alguma ruguinhas menores com corretivo. O que faz mais diferença numa maquiagem em peles maduras é realmente o jogo de claro e escuro que, com os iluminadores, cria a ilusão de preenchimento em faces encovadas, e define os contornos perdidos pela flacidez quando se usa tons mais escuros de base, blush ou pó. Fora isso, é uma maquiagem como outra qualquer e é por isso que se torna tão difícil estabelecer regras do que se deve ou não deve usar depois dos 50.

Encontrei dois vídeos que corroboram minha teoria. No primeiro, a maquiadora tem uma extrema preocupação em usar bases claras e escuras na modelo, mas usa muito mal. Por exemplo, a senhora do vídeo tem o rosto em formato de pera e a maquiadora escurece as têmporas da coitada que fica com as bochechas ainda mais acentuadas. Pra completar o desastre, ela passa por cima de tudo uma base pesada que cobre qualquer possibilidade de ver o jogo de luzes que tentou fazer e o resultado é triste. No segundo, a maquiadora usa a própria mãe como modelo. A jovem senhora é muito bonita e fica mais bonita ainda depois de maquiada, mas a filha mal usa as técnicas de contorno e, apesar da beleza, a mulher acaba aparentando ser mais velha depois da maquiagem, com as rugas em volta dos olhos muito marcadas, além de usar uma franjinha que considero vetada a qualquer mulher depois dos 40 anos.

Confiram e me digam se minha teoria faz algum sentido :-))



Pele marcada, porém natural

Resultado artificial e desastroso









Menos bonita e mais jovem

Mais bonita e mais envelhecida







0 comentários:

Postar um comentário


Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
"Sou apenas uma caminhante que perdeu o medo de se perder. Que eu saiba perder meus caminhos, mas saiba recuperar o meu destino. Com dignidade."
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes